MUNDOS CRIADOS  

CUESTIONES DE GÉNERO   

A potência educacional da arte de EUGÈNIA BALCELLS

Angélica Sátiro

Os interessados em viver uma bela experiência estética poderam experimentá-lo visitando a página web www.eugeniabalcells.com . Diferentemente de outras páginas de cunho informativo, esta página oferece já na entrada uma experiência cromática impactante. O visitante disposto pode dedicar alguns minutos ao prazer da observação das mandalas coloridas que “bailam” diante de nossos olhos. Para alguns, esse momento poderá inclusive ser vivido como êxtase ou meditação, tudo será uma questão de deixar-se levar pelo movimento circular das cores.  

A web seguirá geometricamente coerente, todo o demais será montado com base em espirais coloridas que se abrem num movimento do centro para fora. E, na página de menu, o visitante encontrará o mundo criado pela artista, girando, movendo-se e mostrando suas inúmeras possibilidades. Nesse ponto inica-se outra viagem experimental, a web oferece 30 instalaciones, 6 vídeos, 8 filmes, 11 murais, 8 performances, 7 partituras e 14 livros e tudo isso é fruto da fertilidade criativa de Eugènia Balcells. São cores, formas, músicas e conteúdos variados que convidam para um passeio por distintos aspectos da vida. Coerente com seu movimento colorido a web é uma grata experiência estética que transcende a informação da trajetória artística de Eugènia.  

Do ponto de vista educacional, essa web é um rico material que pode ser utilizado por educadores dos distintos segmentos escolares. Com o objetivo de ajudar a desenvolver esse olhar, propomos observá-la utilizando três critérios que  são âmbitos importantes da experiência epistemológica:  

  • Percepção
  • Compreensão
  • Expressão

Percepção

A capacidade de perceber o mundo está intrinsecamente relacionada com a capacidade de conhecer o mundo. No âmbito da percepção atuam nossos sentidos, nossos instintos, nosso pensamento e nossa emoção de maneira conjugada e simultânea.

Os educadores interessados em desenvolver as habilidades perceptivas de seus pupilos poderão encontrar na web diversas oportunidades de fazê-lo incluindo a entrada já descrita no início do texto.  

Compreensão

Compreender é uma ação profunda da psiquê humana que inclui não apenas a capacidade de orquestrar um conjunto de habilidades cognitivas. Representa um nível de elaboração interior que vai além do uso técnico das palavras. Compreender é ser capaz de reconhecer o sentido de algo. E o sentido é fruto de uma intricada rede de elementos diversos em constante movimento de interação. 

O matemático e astrônomo alemão A. F. Moebius (século XIX), responsável pela introdução do princípio de dualidade na geometria analítica aparece na web da artista em distintos momentos. A presença dele reflete algo importante sobre o que estamos comentando a respeito da compreensão. Moebius nos fala da possibilidade da unicidade na duplicidade de supefícies da fita contínua. A solução dele é básica, simples, mas, ao mesmo tempo, revela uma complexa rede de associação e interação. Assim é a obra de Eugènia e assim é também a capacidade humana de compreender. Ambas são complexas em sua formulação e simples em sua expressão. Ambas têm um processo longo de elaboração. E ambas circulam em distintos campos simbólicos.

Expressão 

Na obra de Eugènia encontramos         distintas expressões: fotografia, vídeo, filme, murais, livros, performances, instalações, partituras musicais. Além da utilização de distintos recursos materiais: escombros de obras, materiais reciclados, postais, fios, cartas de baralho, luvas de plástico e objetos cotidianos diversos.  

O educador disposto poderá inspirar-se nessas formas expressivas e realizar com seus alunos as diversas propostas que aparecem ao longo da web. Seguramente é muito motivador ver inúmeras possibilidades expressivas. Poder admirar a capacidade expressiva da artista pode ser em si mesmo uma excelente maneira de educar o pensamento criativo. Faz parte da potência criativa da artista sua potência educacional, ou seja, ela é inspiradora do desenvolvimento criativo dos demais.  

Além dessas possibilidades amplas já mencionadas, pode-se aproveitar algumas obras específicas para finalidades igualmente específicas, como por exemplo:  

Murais

Nessa parte da web existem distintas obras que utilizam postais, tais como a que está dedicada à Estátua da Liberdade ou a que está dedicada à cidade de Barcelona. São murais compostos por postais. Um educador diante dessas obras pode trabalhar distintos aspectos das ciências sociais, além de poder fazer uma incursão estética sobre as culturas nas quais estão propostos estes murais. Além é claro de inspira-se na própria idéia da utilização criativa dos postais.

Também nessa parte da web, existem algumas obras que estão em empresas multinacionais como a IBM e a Philip Morris. Nelas, a artista utilizou distintos objetos da artesania indígena local para compor murais dentro dos espaços empresariais “nada artesanais” e nada “indígenas”. Essas obras seriam também uma boa oportunidade de refletir sobre questoes históricas e geográficas, sociais, políticas e econômicas. Além, é claro, das inúmeras possibilidades de reflexoes éticas interculturais e sobre a educação para o consumo.

 

Livros

Nessa parte podemos encontrar diversos materiais muito adequados para a educação infantil. Estão ali distintos livros plásticos que poderiam ser muito úteis para desenvolver distintos conceitos matemáticos como é o caso de One to ten, que é livro sobre números e quantidades. Além do material que existe para trabalhar a aprendizagem das cores (colors, red, combinations 1234). E como alguns dos títulos estão em inglês é uma oportunidade para integrar com atividades de língua estrangeira.

É ainda nessas parte de também encontramos mais material para atividades de ciências naturais e observação do meio como Colors sprays e Sandboock.

E, para os interessados em trabalhar educação afetivo-sexual está FIN que também aparece em outras partes da web e apresenta distintos finais de fotonovelas com suas cenas românticas.  

A web está em castellano, catalão e inglês e o leitor que não se veja capaz de traduzir nenhuma dessas línguas não precisará sentir-se impedido de visitar a página, porque a linguagem da cor e das formas fala com tal capacidade expressiva que é impossível sair desse mundo virtual sem ter sido tocado.