MUNDOS COMPARTIDOS   

Conceito e Design de Comunicação da loja da CIN (Tintas) no Porto.

Conceito de comunicação e copy: Katja Tschimmel

Cliente: CIN
Design: Pã Design

katja@esoterica.pt

INTRODUÇÃO 

O DESIGN DE COMUNICAÇÃO numa loja 

As funções do design de comunicação numa loja são, entre outras, cativar o interesse do cliente, convidá-lo a descobrir o universo dos produtos da empresa, diferenciar a loja das lojas da concorrência, criar impressões fortes, contribuir para que a empresa e os seus produtos fiquem na memória do cliente, fomentando o seu enriquecimento cultural.

O design de comunicação intervem ao nível emocional, condicionando a relação que o cliente mantem com a loja e a empresa e, também, a relação entre a empresa e os seus colaboradores e empregados. Deste modo, o design da loja deve apelar às emoções, à imaginação e à fantasia dos utentes. Um design visual que convida as pessoas a interagir e que introduz experiências lúdicas e o humor, fomenta um bom ambiente de trabalho que estimula o bem-estar, a motivação e a comunicação de todas as pessoas envolvidas.

 

O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO  

A comunicação, quando não é verbal mas visual, necessita de uma organização compreensível, de um conceito estruturante. É o conceito que facilita a compreensão do espaço de uma loja: o modo como nos orientamos nela, o impacto que ela exerce sobre nós, a interacção com o produto e a relação com os seus empregados. A comunicação é sempre interaccão. É um processo em que o próprio cliente deve ser activo e interagir. Só assim se pode conquistá-lo. Só com um conceito de comunicação forte e original, uma empresa pode afirmar-se no mercado.

            O PROJECTO 

O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO para a loja da CIN 

 

O conceito que idealizámos e desenvolvemos para a loja no Campo Alegre (e que é facilmente aplicável a todas as restantes lojas da CIN no país) é o conceito da  

criatividade, ligada à cor e à percepção. 

Porquê a criatividade?

A ‘criatividade’ é a palavra-chave deste novo século. Os problemas a enfrentar são tantos que é urgente criar novas perspectivas, novas propostas e novas soluções. A evolução de uma sociedade está intimamente ligada à capacidade criativa e imaginativa que ela possui e oferece.

Assim, o conceito de criatividade tem em conta o espírito do tempo, as tendências e modas actuais, mas, ao mesmo tempo, é intemporal, independente e orientado para o futuro. 

 

Como entender a criatividade?

Um elemento importante da criatividade é o pensamento que aplicamos quando queremos mudar uma situação presente e quando temos que resolver um problema novo. É uma capacidade que todos - pessoas, grupos e organizações - podem activar e desenvolver de forma intencional.

 

Qual a relação entre criatividade, a cor e a percepção?

A escolha e a utilização de cores é uma questão de gosto, de modas e de tradição cultural, mas também de imaginação e experimentação. Percepcionar e interpretar uma cor, reconhecer semelhanças ou diferenças, criar e recriar novas combinações de cores, tudo isto são actos criativos. Uma pessoa criativa vê o que outros não vêm, estabelece ligações entre realidades distantes, produz combinações pouco comuns, concebe realidades imaginativas e originais. Muitas vezes, a criatividade encontra-se bloqueada por uma percepção baseada em estereótipos e hábitos visuais.

 


Na galeria da loja são apresentadas imagens, jogos mentais, textos e citações que mostram a relação entre a percepção, a cor e a criatividade.

No espaço de venda da loja, o design de comunicação baseia-se, principalmente, no poder associativo e emocional da cor.

Nas montras destacam-se seis paineis de luz com motivos (renovados cada trimestre) que mostram o poder expressivo da cor e a sua relatividade perceptiva, sempre que possível, num grafismo lúdico (no primeiro trimestre, os painéis evocam o universo do Dominó).  

Qual a relação entre a criatividade e a percepção com a CIN e os seus produtos? 

A relação com a equipa da CIN

A filosofia do serviço de venda da CIN baseia-se no atendimento personalizado e qualificado. O ambiente lúdico e visualmente estimulante da loja pode incentivar um trabalho de equipa que favorece um serviço flexível, agradável e eficáz. A criatividade é a origem e o meio de todas as interacções adequadas à loja da CIN. 

A relação com os produtos da CIN

A criatividade como produto é o resultado perceptível, material ou imaterial, de um processo criativo. Este produto caracteriza-se pela sua inovação, a sua qualidade formal e técnica, o seu impacto e fruição estética, técnica, emocional e ecológica que provoca num determinado contexto socio-cultural. Nesta perspectiva, os produtos da CIN, estão associados a todas estas características. O produto principal da CIN são as tintas e as suas cores. A percepção da cor é sempre relativa. Cada cor ou tonalidade muda de carácter conforme a tonalidade ou a cor em que é inserida. O design gráfico da loja da CIN no Campo Alegre pretende mostrar esta relatividade e subjectividade. Na galeria, no espaço inferior da loja, procura-se evidenciar que a percepção da cor depende sempre do seu contexto e do estado emocional do seu observador. Também se quer mostrar a componte criativa da percepção. Percepcionar e interpretar uma cor, reconhecer semelhanças ou diferenças, criar e recriar novas combinações de cores, tudo isto são actos criativos. 

A relação com os clientes da CIN

As pessoas que compram os produtos da CIN, compram-nos para realizarem um acto criativo: vão pintar uma parede, vão mudar um ambiente. O conceito de ‘criatividade, percepção e cor’ na loja corresponde a este objectivo do cliente. Desde uma simples dona de casa, passando por um técnico da construção civil,  até a um arquitécto, todos se consideram criativos e ‘artístas’. No espaço lúdico da loja podem desafiar, testar, descobrir e desenvolver a sua capacidade criativa. Além disso, descobrem como a percepção é importante no processo criativo. Assim, a loja da CIN também cumpre uma função educativa. O design de comunicacão da loja apela as emoções, desperta a curiosidade e alimenta a imaginação dos clientes.

Esperamos que nenhum cliente saia da loja indiferente.  

Porto, Maio de 2003. 

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